terça-feira, 28 de agosto de 2012

Padrão para TV com resolução 8 vezes maior que o atual FULL HD

Para quem acha a imagem FULL HD linda então basta esperar mais uns poucos anos para que chegue ao mercado um novo padrão de televisão vai muito além do que estamos acostumados a ver hoje em uma tela.

Esse novo padrão é para transmissão e recepção de TV com uma resolução equipavalente a 32 Megapixels, ou seja, 7.680 x 4.320 pixels ou o equivalente a oito vezes a atual melhor resolução do padrão atual, o FULL HD com imagem equivalente a 2 megapixels.

A NHK japonesa apresentou a tecnologia durante as transmissões dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 utilizando para o teste 3 câmeras utilizando a maior resolução do padrão denominado de 8K ou Super Hi-Vision, capturando as imagens em 60 quadros por segundo.

Quem viu as imagens no padrão 8K disse que estava se sentindo no local do evento, tal era a perfeição das imagens, que ainda devem melhorar pois já se está trabalhando para conseguir transmitir a 120 quadros por segundo.

Durante os testes da NHK foram utilizadas telas de 145 polegadas, ou seja, 3,7 metros de diagonal, produzidas pela Panasonic.

A BBC transmitiu os jogos no padrão atual a 25 quadros por segundo.
O formato foi discutido em maio pela União Internacional das Telecomunicações, ITU em inglês, que ofereceu oportunidade às operadoras de televisão para se operem ao padrão, mas nenhuma objeção foi apresentada, e o padrão foi apresentado como aprovado às emissoras através de uma carta enviada pela entidade.

No entanto não há previsão para o lançamento comercial do novo padrão 8K, Super Hi-Vision, pois muitas empresas estão empenhas em lançar equipamentos para o padrão 4K, com a metade da resolução do padrão 8K, inclusive os filmes de cinema atualmente estão sendo produzidos no padrão 4K, sendo que a LG apresentou a maior televisão para o padrão 4K recentemente com o tamanho de 84 polegadas e preço de 18mil Euros.

Com isto a previsão é de que telas de 8K só cheguem ao mercado após 2020, quando a NHK agendou as primeiras transmissões experimentais para o padrão 8K.

 Na foto - TV de 145 polegadas

Read more: http://gps.pezquiza.com/tecnologia/aprovado-padrao-para-televisao-com-resolucao-8-vezes-maior-que-o-atual-full-hd/#ixzz24qUeEJSE

Nenhum comentário: