segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Descoberta nova estrutura para o DNA humano


Cientistas revelam nova estrutura para o DNA humano

  • Pesquisadores de Cambridge provaram que código genético pode se apresentar naturalmente em formato de hélice quádrupla
  • Até então, só se conhecia o formato duplo; descoberta pode abrir nova fronteira no tratamento contra o câncer

Ilustração da estrutura do DNA humano em hélice quádrupla, conforme estudo apresentado pela Universidade de Cambridge
Foto: Reprodução
Ilustração da estrutura do DNA humano em hélice quádrupla, conforme estudo apresentado pela Universidade de Cambridge Reprodução
CAMBRIDGE, Reino Unido - Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram que o DNA humano pode se estruturar em formato de hélice quádrupla, e não somente em hélice dupla, como os cientistas Francis Crick e James Watson revelaram no célebre estudo produzido na mesma universidade em 1953.

A descoberta do formato diferente do DNA é um avanço que pode nortear novos tipos de tratamento para o câncer. O novo formato, composto por quatro filamentos entrelaçados uns aos outros, parece ser mais comum em células que estão em processo acelerado de divisão, o que pode determinar se uma célula se tornará ou não cancerosa.

O estudo levou uma década para ficar pronto e foi publicado na mais recente edição da publicação "Nature Genetics". Em declaração ao jornal britânico "The Independent", o geneticista Shankar Balasubramanian, líder da pesquisa, disse que a estrutura quádrupla é bem distinta da dupla, mas ainda bastante desconhecida. O que o estudo revela é que a hélice quádrupla de fato existe.

O DNA de hélice dupla foi uma das maiores descobertas da ciência porque seus princípios tornaram possível a compreensão sobre como a informação genética é transmitida para gerações seguintes e controla a bioquímica do corpo. A Ciência já sabe que o DNA pode ganhar outras estruturas em condições artificiais. Mas a Universidade de Cambridge mostrou desta vez, de forma inédita, que a molécula orgânica pode se estruturar naturalmente no formato quádruplo no corpo humano.

Moléculas de DNA contêm a informação genética necessária para fazer um ser humano e estão codificadas em uma sequência de quatro unidades químicas, abreviadas nas letras C, G, A e T, as quais formam a estrutura molecular primária dos cromossomos. Shankar e seus colegas descobriram que quando existe uma proporção alta de guanina (a letra G) na estrutura, a hélice dupla se quebra, formando sua face quádrupla.

"Faz 60 anos desde que a estrutura do DNA humano foi descoberta, mas pesquisas como esta (da hélice quádrupla) mostram que a história do DNA continua a ter reviravoltas." disse ao "Independant" Julie Sharp, cientista da Cancer Research UK, do Reino Unido, que ajudou no trabalho.


Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário: