sábado, 12 de janeiro de 2013

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE HACKER E CRACKER ?

.........................................

HACKER

 

O termo hacker, tem uma visão errada, pois ele é o bonzinho da história, e o hacker que descobre as falhas do sistema, informa e tenta corrigir las para que não ocorram erros ou ataques.
No centro da palavra hack, em inglês, está a referência ao duro trabalho dos carpinteiros e escultores que, fazendo uso de ferramentas adequadas, iam eliminando lascas da madeira até que tomasse a forma desejada. Se levarmos o mesmo conceito para a informática, encontraremos o hacker que nada mais é do que um exímio profissional que, meticulosamente, faz um trabalho similar, só que com softwares, buscando soluções perfeitas.
Um hacker, na verdade, é um profissional apaixonado que busca exercitar e aprimorar seus conhecimentos em diversos domínios da informática, sempre desafiando-se a fazer algo melhor e com perfeição.
Podemos tomar como exemplos bem conhecidos de hackers o próprio Richard Stallman, criador da Free Software Foundation (FSF), bem como o tão conhecido Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux.
.................................

CRACKER

Como sempre tem alguém que passa do lado do BEM para o lado do MAL, com o passar dos tempos, alguns hacker começaram a invadir sistemas, transpondo suas barreiras de segurança, o que exige grande conhecimento. Desde então, o termo hacking e/ou hacker passou a referenciar estas atividades. Mas a comunidade dos verdadeiros hackers apenas usam o termo para definir aqueles que agem de forma ética para o bem.
Já para os invasores cujo as reais intensões são, de fato, prejudicar ou danificar sistemas, o termo CRACKER (quebrador) foi empregado. Eles têm, na maioria, o conhecimento de um hacker, mas agindo totalmente de meneira criminosa. Existe inclusive a expressão "Black Hat" para referenciá-los, diferentemente da expressão "White Hat" cujo indica os hackers do bem. Muitos deles, hoje, são especialistas em segurança.
O craker é o vilão da historia, que descobre a falha e usa para o mal, como invadir os computadores, roubar informações, quebrar registros de programas para instalar como original (programa pirata) e tudo mais.
...................................

LAMMER
                                                            
Script Kid é o sinônimo moderno do antigo termo Lammer (de acordo com o dicionário britânico, uma pessoa inepta ou ineficáz), muito utilizado no final dos anos 80 e meados dos anos 90. Também é empregada para designar uma pessoa que não possui conhecimentos técnicos sobre computadores, porém, faz-se passar por um especialista.
Geralmente os LAMMER são crianças ou adolescentes que ficam o dia todo no computador buscando de técnicas criadas por outras pessoas de conhecimento avançado para se vingar daquele menino ou menina da escola tentando excluir o orkut, invadir MSN, mandar e-mails com simples vírus pequenas coisas aprendias rapidamente com propósitos ingênuos e imaturos.
São extremamente fáceis de se defender.
Possuindo o IP original (endereço eletrônico do seu computador).

Outros Termos
.........................................

NEWBIES, NUB ou NOOB

Termo comparativo com LAMMER mais direcionado a jogadores de GAMES (novatos).
.........................................

CARDERS ou CARDING

São aqueles especialistas em roubos de número de cartões de crédito e, é obvio, o uso destes números fazendo compras pela Internet.
Eles afetam tanto usuários de casa quanto empresas causando um belo prejuízo financeiro e são extremamente difíceis de se localizar ( assim como qualquer bom cracker ).
Infelizmente, para nós, usuários de cartões de crédito, existem poucas maneiras conhecidas de se defender deste tipo de pirata: Saber se sua operadora de cartões de créedito possui alguma segurança nos dados digitais da empresa.
Os Carder's costumam a fazer os seus ataques direcionados às operadoras de cartão de crédito. A segurança "SSL" é quem garante o envio dos dados criptografados até a operadora.
.......................................

CODERS

Codificadores, conhecedores de uma ou mais linguagens de programação, que permitem escrever programas, exploits e ferramentas de invasão e segurança e também examinar programas- fonte à procura de vulnerabilidades que possam ser explorados.
....................................

VIRRI

Programadores e colecionadores de programas, Vírus e Games
...............................

WARES

Pirataria de software, com distribuição de cópias de software comercia, alguma vezes utilizando seus próprios computadores, mas o usual é utilizarem sites com baixa segurança, com muito disco e link rápido. Em 1998 um grande banco brasileiro ficou 17 dias com sua área de FTP repleta de warez e respectivos cracks.
..........................................

SCRIPT-KIDS

Com certeza a quase-totalidade da comunidade cracker pertence a esta categoria. Estes apenas utilizam programas de ataque copiam da internet, sendo usados por cracker mais experientes para fazer o trabalho pesado. Eles não tem conhecimento técnico, e vão ao longo do tempo adquirindo apenas conhecimento prático dos programas que utilizam para invasões. Possuem necessidade de notoriedade.
....................................

DEFACER

O Defacement (ou simplesmente deface) é um termo de origem inglesa para o ato de modificar ou danificar a superfície ou aparência de algum objeto é empregado comumente na      Segurança da informação para categorizar os ataques realizados por crackers e script kiddies para modificar a página de um sítio na Internet.
Geralmente os ataques tem cunho político, objetivando disseminar uma mensagem do autor do ataque para os frequentadores do site alvo. Esses ataques podem também ter cunho pessoal, transformando-se em uma espécie de troféu para o autor — um prêmio pela sua capacidade de penetrar na segurança de um determinado sistema.
O ato pode ser analogamente comparado à pichação de muros e paredes. O autor do defacement geralmente é referenciado como defacer ou também pichador.
...................................

CYBERPUNKS

São tecno-anarquistas que lutampela manutenção da privacidade no ciberespaço através da difusão.
de programas de criptografia de massa.Tentam proteger o cidadão comum contra as tentativas governamentais e empresariais de esquadrinhar suas vidas apartir das pistas deixadas quando utiliza qualquer sistema elerônico. O programa PGP (Pretty Good Privacy) criado por P. Zimmermann é um dos principais instrumentos utilizados pelos cypherpunks.
...................................

Nenhum comentário: