domingo, 27 de maio de 2012

Cingapura - O lugar mais seguro do mundo, para morar


Cingapura

 HÁ cerca de 40 anos Cingapura era um obscuro porto asiático, inseguro, à mercê de piratas rondando o Estreito de Melaka prontos a atacarem navios europeus e asiáticos. Agora, Cingapura é uma dos mais desenvolvidas cidades do mundo de arranha-céus de dar vertigem, o metrô de luxo mais eficiente do mundo, shopping malls de fazer corar qualquer mega-shopping norte-americano. Não se encontram lixo no chão, graffiti nas paredes, marcas de chiclete grudados nas calçadas, postes enferrujados, jardins estragados e a mais discreta marca de vandalismo. Cingapura é um espetacular exemplo de sociedade multi-cultural ordeira e pacífica.   Se pretende encontrar ruas tão limpas quanto as de Cingapura terá que ir à Suíça.

UMA cidade-ilha geograficamente localizada no trecho mais meridional da península da Malásia, sudeste asiático, internacionalmente conhecida como uma das nações mais ricas e bem organizadas do planeta. Eficiente e com altíssimo índice de qualidade de vida, privilegiada por estar de frente pro mar e também por ser a “Ilha dos 1000 shoppings”. 

..................

Vira e mexe, recebo visitas aqui no Blog perguntando mais sobre o que ver e fazer em Cingapura. Como moramos na cidade-estado por cerca de 18 meses, estava faltando aqui no Blog um post-guia que concentrasse num só lugar os principais posts de nossa temporada na cidade do leão. Apresentando aspectos práticos de como é vida em Cingapura e além é claro, algumas das atrações turísticas imperdíveis para quem visita Cingapura.
 
Merlion – Simbolo de Cingapura
Como moramos um tempinho em Cingapura, posso dizer que tivemos a chance de conhecer um pouco mais a fundo a cultura, os costumes e o cotidiano desta fantástica cidade. A qual considero uma espécie de mini-torre de Babel do século XXI que deu certo. O país figura entre as nações com renda per capita mais elevadas do mundo e nutre um profundo respeito pela harmonia entre as diferenças culturais (claro que isso é formatado por regras bastante rígidas… mas, que funcionam digamos quase perfeitamente)..
Ano Novo Chinês  – Chinatown
Este post, foi escrito em homenagem à Cláudia Liechavicius do Blog Viajar o Mundo quando ela estava às vésperas de visitar a cidade.  No caso da Cláudia não era a primeira vez que ela esta indo para a Ásia, então ela já estava mais ou menos acostumada com o esquema para aqueles lados. Mesmo assim, voltou encantada com Cingapura tanto que o título do seu Post é Cingapura, uma caixinha de surpresas.
Objetos religiosos em Little India 
Para início de conversa Cingapura é,  na minha opinião, o melhor lugar para se fixar uma de suas bases de viagem em uma volta ao mundo. Quem não estiver neste esquema de “Volta ao Mundo” pode e deveria utilizar Cingapura para iniciar e quem sabe também finalizar um giro pelo Sudeste Ásiatico. Digo isso, levando em consideração as suas facilidades de localização, infra-estrutura turística e aeroportuária e principalmente idioma.
Mesquita do Sultão em Kampong Glam

Ou seja, você dificilmente irá passar apuro em Cingapura!! Talvez depois de conhecer outros países da região até venha achar Cingapura certinha D+!! Mas para quem visita a Ásia pela primeira vez, isso é ótimo no sentido de mitigar o choque  cultural que nós Brasileiros podemos sentir numa cultura completamente exótica aos nossos olhos.  Não é a toa que a cidade é considerada “Asia for Beginners”, ou Ásia para iniciantes. Afinal esse é o único país da região em que 99.8% da população fala pelo menos 2 línguas e entre elas o Inglês. 
Clarke Quay, local da Balada à noite em  Cingapura
Um dos motivos que torna Cingapura tão interessante para quem visita a região é o fato de sua grande diversidade cultural e religiosa concentrada num único lugar. Você pode literalmente viajar por pelo menos outras 3 culturas diferentes (Chineses, Indianos e Malaios) em um único país, que consegue ainda conciliar o tradicional com o moderno neste que é um dos menores e mais desenvolvidos países do mundo. Cingapura tem o maior número percentual de milionários do mundo. Cerca de 1 em cada 10 Cingapurianos tem mais de 1 milhão de dólares em economias  Posso garantir uma coisa, depois que você conhece esta região, você não vê a hora de voltar.
Distrito Financeiro de Cingapura

Chegando em Cingapura:

 Não diz o ditado que: A primeira impressão é a que fica? Pois bem, chegando em Cingapura pelo Changii Airport,  prepare-se para conhecer um dos melhores e mais modernos aeroportos da sua vida!! (Se não for o melhor aeroporto que você já passou, certamente estará entre eles). Principalmente se sua chegada se der pelo terminal 2 ou 3. Este aeroporto além de sinônimo de eficiência, é um jardim com direito à um borboletário e até mesmo piscina.
Terminal 3 do Aeroporto de Cingapura
O Aeroporto de Cingapura é muito bem servido pelas principais companhias aéreas do mundo que ligam a cidade a mais de 200 destinos com vôos para todos os continentes . Além disso, o aeroporto é sede da excelente Singapore Airlines, considerada uma das 3 melhores companhias aéreas do mundo.
  Viajar de Avião é muito fácil partindo de Cingapura
Cingapura é também muito bem servida por uma série de companhias aéreas de baixo custo, como a AirAsia, Tiger Airways, JetStar e Cebu Pacific. Com as quais, em vôos com até 2 horas e meia de duração é possível conhecer países como Camboja, Vietnam, Tailandia, Malásia, Indonésia entre outros sem gastar grandes fortunas.
 
Avião da Tiger Airways no Budget Terminal em Cingapura
Uma coisa muito interessante de se observar quando se chega em Cingapura durante o dia. É a quantidade de navios atracados ou passando ao redor da ilha. O Porto de Cingapura é o maior porto em movimentação de containers do mundo. Historicamente o estreito de Cingapura sempre foi uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo. Nos dias de hoje, com a transferência maciça das indústrias do ocidente para o oriente dá para ter uma ideia do que estou falando. No retorno de uma dessas nossas viagens pela região, fiz um filme que dá uma idéia do que estou falando.


Chegando em Cingapura e sobrevoando o Estreito de Cingapura

Como Chegar do Aeroporto de Cingapura ao Centro:

Transporte Público:

Para ir do aeroporto de Cingapura até a cidade existem basicamente 3 formas:
Torre Controle Aeroporto de Cingapura
A mais conveniente de todas é pegar um Táxi até o seu hotel. Detalhe no aeroporto nunca pegue Mercedes ou carro da Crysler (geralmente táxis brancos ou pretos respectivamente) eles não usam taxímetro em corridas que partem do Aeroporto. Eles utilizam uma Flat Rate (tarifa única) de 45 SGD e te levam a qualquer lugar da ilha. Mas isso vai te custar quase o dobro da corrida normal do aeroporto até o centro da cidade. Pode valer à pena se você estiver indo para Jurong (zona industrial de Cingapura) ou para a fronteira com a Malásia. Mas quem esta visitando a cidade à passeio certamente não irá para aqueles lados.
Táxis de Cingapura. O primeiro deles é a Mercedes que me refiro
 
Pegue os táxis azuis, amarelos ou vermelhos. Uma corrida até seu hotel na região da Orchard Road ou Chinatown deve sair em torno de uns 20 – 30 SGD. Quando embarcar no táxi peça para o motorista levar você à cidade pela ECP (East Coast Parade). Este é o caminho mais bonito e geralmente mais rápido que liga o aeroporto à cidade. Aproveite para reparar na arborização desta avenida e note as semelhanças pelo caminho com o caminho para Galeão, Guarulhos ou qualquer outro aeroporto no Brasil.

Arborização urbana em Cingapura
A segunda opção é pegar o metro dentro do aeroporto mesmo (Terminal 2 e 3) e seguir até o centro da cidade. A linha que você irá utilizar é a Linha Verde, mas você terá que trocar de metro na estação Tanah Merah e seguir no sentido Boon Lay. Se o seu destino final for a Orchard Road, troque novamente de metro na estação City Hall e pegue o metro da linha vermelha no sentido Jurong East. Isto é desembarcar e embarcar do outro lado da plataforma.
Metro de Cingapura – Sinônimo de Limpeza
Se você ficar alguns dias em Cingapura, talvez compense comprar o EZ-Link. Um cartão que você carrega e que é válido em todos os meios de transporte de Cingapura. Detalhe em Cingapura se paga o transporte público de acordo com a distância utilizada, isto dentro do que eles chamam de zonas de deslocamento. O Valor mínimo da passagem em 2009 era SGD  0,67 e o máximo cerca de SGD 3.00.
EZ-Link Cards
Caso não for comprar o EZ-Link o ticket é emitido na forma de cartão e para cada cartão é pago SGD 1 na forma de depósito que pode ser reembolsado em qualquer máquina do metro. Lembrando que antes de entrar no metro você terá que saber previamente em qual estação vai descer.
Mapa das Linhas de Metro de Cingapura
A terceira forma seria ônibus, mas não recomendo do trajeto do aeroporto até a cidade, demora o dobro do tempo para ir até o centro.
Ônibus Urbanos de Cingapura
Durante sua visita tente usar ao máximo o excelente sistema de transporte público de Cingapura.  Como talvez você já tenha ouvido falar o Transporte público de Cingapura é extremamente eficiente, limpo e organizado. Atualmente o metrô é composto por 3 linhas e uma quarta funcionando parcialmente,  interligando vários destes pontos que mencionei ou mencionarei neste Post.

Exemplos:

Linha Violeta = Harbour Front (Sentosa Island / Universal Studios) + Chinatown + Clarke Quay + Little India
Estação Clarke Quay do Metro de Cingapura
Linha Vermelha = Marina Bay Sands Cassino + City Hall + Funan Mall + Orchard Road + Novena
Estação Somerset do Metro de Cingapura – Uma das estações para a Orchard Road
Linha Verde = Aeroporto + City Hall + Chinese Gardens + Arab Street + Buggis Street
Estação Buggis do Metro de Cingapura – Ótimo Camelódramo
Linha Amarela = Não sei quais estações estão funcionando hoje em dia. Mas será possível chegar ao Jardim Botânico de Metrô em 2013.
Metro de Cingapura – Uso de Computadores e Celular é algo extremamente Comum
Lembrando ainda que se você andar de táxi, vai perceber que cada corrida o preço, mesmo que para o mesmo lugar, vai ser diferente!! Mas isso é normal. Tudo depende do local e horário onde você pegou o táxi.. e a quantidade de pedágios urbanos utilizados (ERP )etc..!!
 
ERP – Pedágio Urbano de Cingapura
 

Onde ficar em Cingapura

Como morávamos lá não temos muita experiência com hoteis, mas tente ficar em um Hotel que tenha preferencialmente uma linha de metro próximo. As vésperas de nossa mudança aos EUA, 3 dias antes de nosso embarque nossa mudança foi colocada no container e devolvemos o apartamento que morávamos. Nestes 3 últimos dias, ficamos hospedados no InterContinental Singapore e o hotel não tem a fama que o Raffles Hotel ou o Fullerton tem, mas o estilo é muitro semelhante e o serviço era impecável.
As regiões que recomendo ficar são: Orchard Road, Dhoby Ghaut, Bugis, Marina Bay, Suntec City e Havelock Plaza. Se preferir algo mais autêntico procure ficar em Chinatown mesmo.
Chjmes – Um Ex-Convento transformado em centro gastronômico perto do Raffles City
A região favorita da maioria das pessoas que visitam Cingapura é região do Suntec City/Marina Bay quase ao lado da Singapore Flyer, do Teatro Esplanade, bem como do novo Cassino. Ali pertinho também fica o Suntec City um dos maiores centros de convenções de Cingapura. Eu particularmente ainda prefiro a região da Orchard Road.
Teatro Esplanade na Marina de Cingapura
No subsolo deste shopping / centro de convenções, ao redor do que eles chamam de Fountain of Wealth existem vários restaurantes bacaninhas para um almoço ou jantar jogo rápido. Entre eles recomendo o Bali Thai (Comida Indonesia e Tailandesa), Muthu’s Curry (Indiano), este último tem uma comida ótima mas o atendimento é “insatisfatório” e o Fish and Co (melhor Fish and Chips que já comi na vida)
Fountain of Wealth no Subsolo das 5 torres que formam o Suntec City
Na região acontece por sinal o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1, que teve sua primeira edição em 2008, quando ainda morávamos lá. Este foi o primeiro GP noturno e em circuito de rua da história!!.
GP de Cingapura de Fórmula 1
Por ali existe também a “Floating Plataform” uma enorme arquibancada utilizada para o desfile de 9 de Agosto (Independência de Cingapura) e também utilizada em outros eventos como no GP Cingapura de  Formula 1. A Floating Platform é considerada o maior palco flutuante do mundo. E ainda fica próximo ao pitoresco Esplanade Theatre, que está para Cingapura assim como a Ópera House está para Sydney.
Plataforma Flutuante de Cingapura

Culinária – O que e onde comer em Cingapura

Fiz um Post aqui no Blog explorando a diversidade Culinária de Cingapura que recomendo dar uma espiada. Não Existe forma melhor de conhecer a culinária local que se aventurar pelos Hawker Centers espalhados pela ilha. São verdadeiras praças de alimentação encontradas facilmente em alguns shoppings ou mesmo nas ruas. Vale à pena experimentar a autêntica culinária de Cingapura, influenciada pelos diferentes grupos étnicos que formaram a cidade estado.


Comida Chinesa tradicional em Cingapura
Um lugar interessante de dar uma passadinha é no subsolo gastronômico do Takashimaya na Orchard Road 


Dentre os restaurantes, o nosso FAVORITO e do qual morremos de saudades é o Din Tai Fung . Em Cingapura costuma-se dizer que existem dois esportes nacionais. São eles fazer compras e comer.Você encontrará restaurantes de todas as cozinhas mundiais em Cingapura, com preços absurdamente baratos até aqueles absurdamente caros e sofisticados.


Dumplings do Din Tai Fung
Outros restaurantes que recomendamos são o Jim Thompson, além do Jumbo Seafood para comer o melhor Singapore Chilli Crab, ambos localizados em Dempsey Hill perto do Jardim Botânico. Além disso, o melhor Restaurante Alemão que já fui fora da Alemanha é o Brotzeit (Vivo City ou Raffles City Mall). O Marché um restaurante suíço muito gostoso e original (Orchard Road e Vivo City Mall) 
e se der uma saudade da comida de nossa terra natal, nao perca a oportunidade de fazer uma visita à Churrascaria Brasileira Fiesta Brasilia, localizada no Subsolo do United Square em Novena.
  (Infelizmente fiquei sabendo que fechou em Ago 2011).

Singapore Chili Crab – Famoso Caranguejo de Cingapura no Boat Quay

Restaurante Alemão Brotzeit – Melhor comida alemã que já comi fora da Alemanha
 Ainda teriam vários outros lugares interessantes para relatar, como o Food Republic,os Restaurantes em Holland Village, Clarke Quay e Dempsey Hill mas enfim, com esta listinha certamente você terá muito o que fazer!!
Ahh antes que eu esqueça não deixe de experimentar o famoso Singapore Slig no Long Bar do Raffles Hotel.
E não deixe de tomar café da manhã no Toast Box ou experimentar algumas coisas no Bread Talk, este último você encontra espalhado por toda a cidade e é uma delícia :D


Singapore Sling no Raffles Hotel

Compras em Cingapura

Ir para  Cingapura também significa ir às compras. Principalmente durante a Great Singapore Sale, que acontece todos os anos do final do mês de Maio até meados de Julho.
O melhor lugar para compras de roupas em geral e principalmente roupas de grife é sem dúvida a Orchard Road.  Não existe no mundo rua com tantos shoppings um ao lado do outro como ali!! Os nossos preferidos eram o Takashimaya, ION  Orchard e Paragon (neste último fica o Din Tai Fung que costuvámos frequentar)


Orchard Road o Paraíso das Compras sob a sombra das árvores

ION Orchard – Um dos mais novos shoppings da Orchard Road

Paragon – Um dos vários shoppings da Orchard Road

Shopping no qual se localiza a Loja de Departamento mais famosa do Japão – Takashimaya

Orchard Road em Cingapura – A Meca dos Shoppings
 Para comprar eletrônicos existem dois lugares famosos. O Mustafa Centre, mas cuidado, lá vende coisas de procedência duvidosa, prefira o Funan Mall logo atrás da Suprema Corte. Inclusive ali é possivel conseguir o imposto de 7% de volta apresendo o produto e o passaporte no subsolo.


Funan Mall o Shopping dos Eletrônicos em Cingapura
Para souvenirs em geral Chinatown, Buggis Street e Little India são imbatíveis, barganhe um pouco, mas nem tanto. Cingapura não é como Camboja, Vietnam, Tailândia. Em Chinatown vá cedo que a barganha costuma ser melhor. Os Chineses acreditam que se o primeiro cliente não sair satisfeito com o negócio o dia será de negócios ruins.


Mulher Vendendo Flor de Lótus na Buggis Street

Atrações turísticas de Cingapura:

Poderia escrever um livro aqui só com dicas sobre o que fazer em Cingapura. Mas enfim, selecionei alguns locais digamos imperdíveis em Cingapura com um breve resumo sobre eles. Obviamente visitar todos estes lugares depende da disponibilidade de tempo e gosto pessoal de cada um. De uma maneira geral, recomendo ficar em Cingapura entre 3-5 dias no mínimo.
Mulheres Indianas em Chinatown de Cingapura
Para começar explorar Cingapura, nada melhor que conhecer o Merlion e sua região de entorno.  Afinal de contas, ele é o símbolo de Cingapura, trata-se de uma criatura imaginaria que tem cabeça de leão e corpo de peixe. O Nome Merlion deriva da junção de duas palavras em inglês “mermaid” e “lion”. O corpo de peixe remete ao nome o qual Cingapura era conhecida antes do período colonial como uma pequena vila de pescadores chamada — Temasek — que significa “Cidade Marinha” em Javanês, enquanto a cabeça de Leão Representa o Nome Original em Sânscrito e Malaio — Singapura — que significa a Cidade do Leão. Está para Cingapura como a Torre Eiffel está para Paris ou A Estátua da Liberdade está para Nova York.
Merlion – Simbolo de Cingapura
Além disso, na região está concentrada boa parte do que entendemos como Cingapura Moderna, também conhecida como CBD (City Business District) com seus arranha-céus e edifícios com arquitetura moderna. O principal destaque é para como o Esplanade Theatre e o Marina Bay Sands.
Teatro Esplanade um dos marcos arquitetônicos de Cingapura
Seguindo pela margem do Singapore River, existem diversas esculturas de bronze retratando cenas de Cingapura Colonial. Além disso, na base do UOB Bank, maior edifício de Cingapura existe uma escultura do Salvador Dali e outra de Botero caso seja de seu interesse! As pontes antigas como a Cavennagh Bridge e Elgin Bridge também são interessantes de se observar e fotografar.
Escultura Salvador Dali na Base do Edificio do UOB Bank
Escultura dos Meninos Pulando no Rio ao Lado da Cavennagh Bridge
Mercador Chines e Malaio com Colonizador Britânico ao lado do Fullerton Hotel
Por sinal, um passeio que não cheguei a fazer por sempre deixar para depois e no final não deu tempo é um cruzeiro pelo Singapore River no final da tarde e depois curtir um pouco da vida noturna bastante agitada no local, com vários bares e restaurantes, uma das áreas legais de se passear à noite é o Clark Quay e Boat Quay, o primeiro com mais barzinhos e o segundo mais restaurantes locais.
Clarke Quay – Antigas Docas ao Lado do Singapore River transformada em Bares e Restaurantes
Clarke Quay um dos Points da Noite de Cingapura
Do outro lado do Rio, oposto ao CDB, ficam alguns edifícios históricos importantes da era colonial de Cingapura, entre eles está o Museu de Civilizações da Ásia.  Um dos pioneiros na região a se especializar em culturas e civilizações pan-asiáticas. O museu é especialista em história da China, Sudeste da Ásia, Sub-Continente Indiano e Oriente Médio, a partir dos quais Cingapura tem ascendência. Vale a pena uma visita até mesmo para entender um pouco mais da região!!
Museu de Civilizações da  Ásia
Barcos para um Passeio pelo Singapore River
Aproveitando o ensejo dos museus, se tiver tempo e quiser conhecer um pouco mais sobre a história de Cingapura recomendo o Museu Nacional de Cingapura.
Museu Nacional de Cingapura
Entre outros edifícios nesta região ainda encontram-se o Parlamento de Cingapura, a suprema corte, o City Hall entre outros. Uma das marcas do passado britânico da ilha é o gramado em frente ao City Hall onde se pratica Cricket principalmente nos finais de semana.
City Hall de Cingapura
Não deixe de conhecer e se possível assitir a um concerto de música no Esplanade Theatre, que está para Cingapura como a Opera House está para Sydney na Austrália. Algumas pessoas acham que sua arquitetura foi inspirada nos olhos de uma libélulas, de fato o local foi inspirado nas Durians. Por sinal quando você notar um cheiro ruim em Cingapura tenha certeza que trata-se desta fruta. Tanto que é proibido levar ela no transporte público da cidade.
Esplanade Theatre – Inspirado no fedorento Durian
Dê uma volta na Singapore Flyer , considerada a maior roda gigante do mundo, a Singapore Flyer é 30 metros mais alta que a London Eye e foi construída de acordo com os princípios do Feng Shui que além de trazer “sorte” oferece aos passageiros uma ampla visão panorâmica da cidade-estado, assim como de partes das vizinhas Malásia e Indonésia.
Singapore Flyer – A Maior Roda-Gigante do Mundo
Bem como do Novo Cassino, quase adjacente a roda gigante. Que no momento tem a melhor vista da cidade. E se você ficar hospedado lá, poderá curtir essa vista na piscina de borda infinita mais alta do mundo.
Marina Bay Sands – O Mais Novo Cassino de Cingapura
Vista de Cingapura do Marina Bay Sands
 Um dos meus locais favoritos em Cingapura é o Jardim Botânico de Cingapura, fundado pelo Sir Thomas Raffles, o fundador de Cingapura Moderna em 1822, tem a metade da área do Kew Gardens da Inglaterra e cerca de um quinto do tamanho do Central Park de Nova York, mas e o único jardim Botânico do Mundo aberto das 5 horas da manha até a meia-noite, e sem taxas de entrada. Detalhe importante para nós Brasileiros, esse foi um dos locais onde as sementes de seringueira “contrabandeadas da Amazonia” foram plantadas inicialmente pelos ingleses no Sudeste da Ásia.
Acesso Principal ao Jardim Botânico de Cingapura
Dentro do Jardim Botânico fica o Jardim Nacional das Orquídeas,  a maior coleção de Orquídeas do Sudeste da Ásia. Ao todo possui três hectares com mais de 60.000 orquídeas com mais de 400 diferentes espécies e mais de 2.000 híbridos.  Acho que não existe no mundo, uma exposição de orquídeas durante o ano todo como esta em Cingapura.  AMO este lugar!!!
Entrada do Jardim Nacional das Orquídeas - Uma das maiores coleções de Orquídeas do Mundo
 Ilha de Sentosa, um dos lugares mais famosos Cingapura, conhecido como a “melhor” praia de Cingapura. Mas não espere muita coisa, a cor do mar e linda mas o horizonte e cheio de navios. Vá até o Shopping chamado Vivo City no final da linha roxa do metro (Estação Harbour Front), de onde voce pode pegar o Monorail, um trenzinho bem bacana para ir ate lá. Ou vá de táxi mesmo
Sentosa e parte do Porto de Cingapura ao Fundo
Ilha de Sentosa
Além disso é ali que estão os Estúdios na Universal inaugurados no início de 2010 e que não chegamos a conhecer. Além das praias “artificiais” existem diversas atrações como aquário marinho gigante, show com golfinhos (bem fraco), teleférico, quadras de vôlei, o mundo dos Insetos, o borboletário entre várias outras atrações.
Siloso Beach – Uma das Praias de Sentosa
Palawan Beach – A praia mais bonita de Cingapura
Um dos grandes baratos da ilha é poder num pequeno espaço geográfico conhecer a diversidade étnica de povos culturalmente tão distintos não deixe de conhecer:
Homens Jogando em Chinatown
Chinatown o bairro de influência chinesa de Cingapura, cerca de 70% da população de Cingapura é descendente de chineses, um paraíso para compra de coisas baratas importadas da china, mais interessante ainda é prestar atenção aos seus elementos históricos e principalmente a sua arquitetura e seus templos. Na pagoda street encontram-se diversas lojas de artesanato e produtos típicos chineses, ali perto na Smith Street e Trengganu Street a noite é o point da gastronomia. No início do ano na véspera do Ano Novo Chines o lugar fica ainda mais interessante.
Rua em Chinatown – Lugar ótimo para comprar lembrancinhas de Viagem
Rua Principal em Chinatown
Templo Budista de Chinatown 

Trishaw em Chinatown
Little Índia assim como Chinatown, foi fruto da política de segregação étnica dos ingleses, que restringiam o local onde cada um desses grupos podia fixar residência. Interessante para comprar artesanato indiano, visitar os templos.
Templo Hindu de Cingapura
Templo Hindu de Cingapura
Nas imediações da Arab Street Kandahar Street, também conhecido como Kampong Glam existem diversas lojas vendem coisas típicas árabes, como narguiles, jóias, enfim você se sente por um instante como se estivesse em um pais predominantemente Muçulmano.  Se tiver um tempinho de uma passada pelo Victoria Street Market , mas prepare-se para o mau cheiro dos frutos do mar secos.
Arab Street em Kampong Glam
Mesquita do Sultão em Kampong Glam
Passeios mais Afastados
O Zoológico de Cingapura é considerado um dos melhores zoológicos dos trópicose atrai anualmente cerca de 1,4 milhões de visitantes. O grande diferencial deste zoológico em relação aos zoológicos comuns, é o fato dele seguir a tendência moderna de exibição de animais em forma naturalista, ou seja, com barreiras ocultas, atrás de fossos e arbusto etc… O Zoológico também abriga a maior colônia de orangotangos em cativeiro no mundo.
Entrada do Zoológico de Cingapura
Colônia de Orangotangos no Zoológico de Cingapura
Night Safari de Singapura, considerado o primeiro zoológico noturno do mundo, é uma das atrações turísticas mais populares de Cingapura. Ao contrário dos Zoológicos comuns, este convida o visitante a conhecer os animais em atividade noturna, muitas das espécies são muito mais ativas a noite que durante o dia, entre elas podemos destacar os marsupiais, morcegos, e outros animais da floresta. Está dividido em oito zonas geográficas, o que pode ser explorada a pé, através de três trilhas para caminhada, ou através de carrinho elétrico. Detalhe é um outro Zoológico daquele que você visita durante o dia embora sejam adjascentes.
Acesso ao Night Safari
Passeio pelo Night Safari de Cingapura – Uma experiência Diferente
O Jurong Birdpark, dentre os “Jardins Zoológicos”de Cingapura é o nosso Favorito. Não é a toa que é hoje um dos zoológicos de pássaros mais famoso do mundo. Com magníficos exemplares de aves vindos de vários lugares ao redor do mundo, incluindo um bando de mil e um flamingos.
É atualmente o maior do mundo em termos número de aves, e o segunda maior em termos de área terrestre ficando após o Vogelpark Walsrode da Alemanha. Existem mais de 9000 aves de 600 espécies no Jurong Birdpark. Destes, 29 são de espécies ameaçadas de extinção. Entre elas está à Águia Americana, uma das grandes atrações do parque. E pasme, foi inspirado durante a visita do então ministro da defesa de Cingapura ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro que ficou impressionado com o seu aviário com diversos pássaros livres e teve a ideia de construir algo semelhante por aqui.
Jurong Bird Park – Um dos maiores Aviários do Mundo
Passaros no Jurong Bird Park
Obs: Se tiver tempo para fazer estas 3 atrações compre os tickets combinados eles tem validade de 30 dias e sai mais barato. Para chegar lá existe um ônibus que passa em diferentes locais da Cidade, basta perguntar no Singapore Visitor Center na Orchard Road. Por sinal lugar altamente recomendável para saber o que tem de melhor acontecendo na cidade durante sua visita.
Centro de Atendimento ao Visitante na Orchard Road em Cingapura
Ainda existem outros passeios interessantes por Cingapura, relatei eles em outros Posts aqui no Blog. De uma olhada no Indice.
Mas dentre eles recomendo o Chinese Gardens e Japanese Gardens
Pagode no Chinese Gardens de Cingapura
St. John’s Island
Kusu Island
Ponte Conectando Parques ao Sul de Cingapura
Marina Barrage – Cingapura investindo no Futuro
Bobina de Tesla no Science Center de Cingapura
e o MacRitchie Reservoir , entre outros.
MacRitchie Reservoir – Um dos reservatórios de Água Doce da Ilha

Nenhum comentário: