terça-feira, 5 de junho de 2012

O Facebook é uma empresa de vigilância?


Pelo menos essa é a opinião de Jacob Appelbaum, um hacker colaborador do Wikileaks e do projeto Tor (um software que permite aos usuários navegar de forma anônima na Internet). Hoje, ele é especialista em informática e segurança de redes na Universidade de Washington.

Num evento sobre segurança de rede e proteção de dados, o Rio RightsCon. Apelidado pela revista americana Rolling Stone de "o homem mais perigoso do ciberespaço", o ativista soltou o verbo contra a empresa criada por Mark Zuckerberg.

"O Facebook é basicamente uma empresa de vigilância. Eu o chamo de 'Stasibook' [em referência à Stasi, a polícia política da extinta Alemanha Oriental], porque você está sempre espionando e delatando seus amigos."

Para Appelbaum, empresas como o Facebook e o Skype limitam propositalmente a segurança e a privacidade de seus usuários, seja porque lucram com seus dados ou porque cumprem exigências governamentais. Segundo ele, as "falhas de segurança" são um risco para os usuários e são feitas com o pretexto de atender a segurança nacional dos EUA.

Appelbaum tem resposta pronta para quem acusa o Tor de ser usado para atividades ilícitas: "Maus elementos podem usar o Tor assim como usam celulares, estradas. Censurar a internet não é a forma de lidar com isso. A causa da pornografia infantil não é a internet, são as pessoas que cometem esse crime. Restringir a privacidade on-line não vai acabar com os estupradores de crianças".

//////////////////////
Por Charles Nisz
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/o-facebook-%C3%A9-uma-empresa-vigil%C3%A2ncia-174511220.html

Nenhum comentário: