quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Como formatar o Computador e instalar o Windows


Antes de mais nada, é necessário mexer em algumas configurações da sua placa-mãe para carregar o DVD do Windows. Na maioria dos casos, basta apertar a tecla Delete ou F2 na primeira tela exibida ao reiniciar, para acessar as opções. Como existem vários modelos e marcas diferentes de hardware, siga os passos de forma semelhante aos exibidos abaixo:

1.    Acesse a opção “Advanced BIOS Features”.

2.    Na opção “First Boot Device”, deixe a opção indicada como CDROM.

3.    Salve as mudanças antes de sair, através de algum atalho ou como na opção indicada.


Em seguida, insira o DVD do seu Windows. Antes do sistema operacional começar, você verá a opção “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD (DVD)”. Clique em qualquer botão do teclado para que o disco de instalação seja carregado.

Aguarde até que a tela azul apareça, contendo os próximos passos da instalação.

INSTALAÇÃO DO WINDOWS

Seu computador vai reiniciar diversas vezes, durante o processo.(Não clique para “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD/DVD” como anteriormente) e siga os passos indicados nas primeiras janelas.

A partir desse ponto, o próprio Windows lhe indicará os passos a serem seguidos, de um modo muito explicativo. Basta seguir todas as etapas corretamente e o programa terminará sua instalação em alguns minutos.

PRIMEIROS PASSOS COM O SISTEMA NOVO

Ao iniciar o Windows pela primeira vez, você deverá instalar, primeiramente, os drivers do seu computador. Se o windows for o 7 ou 8, é possível que não haja necessidade de instalá-los, se o hardware de sua máquina não for ultrapassado ou incompatível o próprio sistema executa a instalação online.

Aguarde a instalação dos drivers e reinicie o seu computador para evitar eventuais problemas.

Desta forma, seu computador estará novo em folha, com seu registro intacto e operando de maneira funcional, sem os problemas encontrados anteriormente. Tudo que resta a você é instalar os programas e aplicativos de sua preferência.

Considerações finais

Vale ressaltar que formatar um computador requer prática e é um processo um tanto quanto complicado para usuários iniciantes. Caso você esteja enfrentando dificuldades em realizar a tarefa, é interessante pedir ajuda para um amigo que entenda melhor do assunto, ou, em último caso, de um técnico especializado.

Resumindo um pouco as coisas, é fundamental lembrar de salvar os arquivos importantes do seu computador antes de começar a formatação, pois, depois que ela começar, os dados do seu HD principal serão perdidos. Com calma e atenção, o bicho de sete cabeças da formatação será eliminado e você poderá economizar um bom dinheiro com isso.

Atenção: Muitas versões do Windows encontradas pela internet são modificadas pelos seus “autores”, algumas instalações são um pouco diferente ou até mesmo automatizada.

De um modo geral é PRATICAMENTE a mesma coisa.

Nenhum comentário: