Será que algum dia a TV perderá seu reinado?! A
televisão sempre foi centro das atenções e principal fonte de
entretenimento da maioria dos lares brasileiros. Mas a TV está perdendo
espaço para a internet – pelo menos é o que diz uma pesquisa inédita
recém-divulgada pelo Ibope sobre hábitos de consumo de veículos de
imprensa. De acordo com o levantamento, os brasileiros com acesso à
internet passam – em média – 10 minutos a mais por dia na web quando
comparado ao tempo que assistem à programação da TV.
Curioso é que a TV ainda é o meio de comunicação
preferido da maior parte da população; mais de 76% contra apenas 13% que
preferem o meio digital. Mas essa preferência não impede que os
brasileiros passem mais tempo online do que usando qualquer outra mídia.
O Márcio e o Alex se encaixam neste perfil e são até um pouco radicais.
"É tudo sob demanda. A hora que eu preciso de alguma
coisa na internet eu vou lá e busco. A TV ainda é muito forte, mas eu
meus amigos estamos migrando para assistir a tudo no computador",
conta Alex Sami de Arruda, corretor de seguros.
Na visão do professor de sociologia Liráucio Junior, a
pesquisa é importante para avaliar o comportamento do brasileiro. Mas
defende que não podemos nos apegar apenas ao meio de comunicação
utilizado, mas – principalmente – ao modelo de uso...
"A disponibilidade de estar conectado o tempo todo - e
não é todo mundo que está online o tempo todo - pode interferir no
tempo gasto", diz Liráucio Girardi Junior, prof. Sociologia / Cásper
Líbero.
Outra questão interessante de se analisar é a forma
que assistimos TV hoje em dia. Claro, isso depende da classe social e do
tipo de TV que cada um tem em casa, mas a internet já chegou em muitos
modelos de televisores disponíveis no mercado e isso faz bastante
diferença.
"A TV ainda permanece, mas será que a mesma TV, será
que ela está sendo produzida do mesmo jeito? Acho que as pesquisas não
vão muito a fundo nisso", afirma o professor.
"Na internet está tudo lá, gravado, e você vê a hora
que quiser - seja por download ou online. Eu, por exemplo, uso muito a
TV, mas para espelhar a tela do celular, ouvir som, espelhar a tela do
cozinha do projeto em que trabalho", explica Márcio Salvo, tecnólogo.
"Acho que a TV tem uma utilidade maior do que assistir à programação", diz Alex Sami de Arruda, corretor de seguros.
Agora se a internet vem no topo da lista do tempo
diário dedicado aos meios de comunicação, o mundo online ainda é o que
apresenta menor credibilidade. Os jornais impressos são considerados o
meio mais confiável como fonte de informação. A TV também apresentou uma
confiança alta na pesquisa, com 49%...
"O audiovisual tem mesmo um impacto muto forte, que
dá aquela sensação de 'eu vi na TV'. Isso impacta muito os consumidores
de algumas classes, que às vezes têm aí sua única fonte de informação",
analisa Liráucio Girardi Junior, prof. Sociologia / Cásper Líbero.
Já a internet, com seus blogs, portais e redes
sociais, é a menos confiável. As redes sociais se destacam no
levantamento. A maioria dos entrevistados diz recorrer ao Facebook para
se informar, em vez de procurar espontaneamente por sites de notícias.
Aliás, para 32% as redes sociais já se tornaram seu principal canal na
hora de buscar informação. E, não por acaso, o que os brasileiros mais
usam na internet são as redes sociais; 71%.
Mas não dá pra generalizar; a questão de credibilidade também depende muito do perfil e classe social do indivíduo.
"Na TV aberta, os canais têm muita manipulação
envolvendo o conteúdo. Aqui a gente tem mais liberdade de passar pelo
crivo de avaliar se é ou não verdade e buscar um pouco mais de
informação", diz Alex Sami de Arruda, corretor de seguros.
"Eu não acredito em tudo o que vejo na internet,
principalmente nas redes sociais. Então eu vou buscar conteúdo para ver
se é mesmo verídico", complea Márcio Salvo, tecnólogo.
Ainda de acordo com a pesquisa Ibope, a TV está
presente em em 97% das casas do país; na outra ponta dessa história, 53%
dos brasileiros ainda não tem sequer acesso à internet. Dado que também
chama atenção é a frequência de uso: 65% dizem ver TV diariamente
enquanto 26% acessam a internet todos os dias.
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário