segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ilha misteriosa aparece e desaparece no litoral sul de Santa Catarina

Ilha misteriosa aparece em Imbituba/SC

Um fenômeno ocorrido no último dia 04 de agosto, mas que só agora foi divulgado por meios de comunicação de grande circulação tem intrigado os moradores do sul do estado de Santa Catarina, especialmente os de Imbituba e Laguna, onde fotos e um vídeo sugerem a aparecimento de uma ilha fantasma por 15 minutos.

   E o que antes intrigava uma região agora intriga um estado e começa a chamar a atenção de todo o país. Neste  domingo,19 de agosto, uma emissora de Santa Catarina mostrou uma reportagem tornando popular o estranho fenômeno:
Quando vemos esse tipo de coisa, sempre torcemos para que seja mesmo algo de outro mundo, não?Entretanto amigos, temos indícios de que o fenômeno não tem ligações com extraterrestres, com nenhuma nova aventura de Jack Sparrow e também não é a misteriosa ilha de Lost. Eu, pra falar a verdade, até não fiquei muito convencido com a explicação do físico na reportagem. "Miragem no mar?" pensei, "que história é essa?" nunca tinha ouvido falar em miragem que não fosse no deserto ou no asfalto quente. 
   Porém, o fenômeno descrito pelo físico é bem mais comum do que imaginei. Ele é conhecido como Fata Morgana e é provocado pela inversão térmica e bla, blá, blá como disse o professor. E além de provocar o alargamento e/ou elevamento de objetos distantes, que é o que parece ter ocorrido em Santa Catarina, também provoca efeitos curiosos como os que vemos nesses vídeos registrados em diferentes partes do mundo.




Contudo, para que pudéssemos ter absoluta certeza de que esta é realmente a explicação mais precisa teríamos que ter uma foto da citada ilha de "tacamí", pois teria sido esta a ilha afetada pelo fenômeno e a que apareceria distorcida nas imagens. Mas, não encontramos em lugar nenhum foto da referida ilha e nenhuma referência a ela que não seja em relação ao fenômeno em questão. Parece ser uma ilha que não exite, uma verdadeira ilha fantasma, um mistério por trás do mistério!

Nenhum comentário: